A Casa



O que é a Casa?

A CASA DA MULHER CATARINA é um grupo feminista autônomo, organizado desde 28 de Maio de 1988, em Florianópolis. É também projeto de extensão do Departamento de Saúde Pública da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Sua atuação é voltada à reflexão e ação sobre as mulheres e sua condição.

O que a Casa faz?

Estimula, apóia e desenvolve o debate e o estudo sobre a condição da mulher;

Luta pela igualdade e equidade de gênero, raça/etnia numa sociedade que se deseja social, econômica e culturalmente justa;

Desenvolve estudos, reflexões e práticas sobre o feminismo e suas interfaces com a política, saúde, raça/etnia;

Luta contra a discriminação em todas as suas formas;

Articula-se com os grupos de mulheres locais, nacionais e internacionais.

Como e onde atua a Casa da Mulher Catarina?

A CASA DA MULHER CATARINA dedica-se às áreas de saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos, participação política da mulher, raça/etnia e no combate a todas as formas de violência contra a mulher.

Promove seminários, palestras, oficinas, cursos e programas de capacitação nas ações de controle social dentro da perspectiva de gênero, raça/etnia, em conjunto com as prefeituras municipais, governos estaduais, diversos Ministérios, demais grupos e redes feministas.

Participa da formulação e reinvidicação de políticas visando fortalecer a condição feminina. Presta consultoria sobre todos os temas em que atua.

Destaca-se sua participação nas Conferências da ONU, Rio-92, Cairo-94, Beijing-95, Habitat II, Cairo+5, Beijing+5, Fóruns Sociais I, II e III, Durban 2001, Conferência Estadual e Nacional de Políticas para a Igualdade Racial e I, II e III Conferência Estadual e Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.