O que eram e por que caíram na obscuridade?

Na verdade, tudo isso não tem fundamento: além de elementos ficcionais como os “créditos” de Star Wars, cujos equivalentes podem ser encontrados sob vários nomes e formas em outras obras, existem outras criptomoedas que de fato surgiram antes de 2008.

Os precursores do Bitcoin, fósseis digitais mal enterrados – Com o advento da Internet e a popularização dos computadores pessoais na década de 1990, um grande número de projetos foi lançado para a implantação de sistemas de dinheiro eletrônico. Obviamente, nem todos correspondiam aos critérios que definimos hoje quando mencionamos criptomoedas  ; no entanto, vale a pena mencioná-los para colocar o Bitcoin em seu lugar: o de um protótipo um pouco mais bem-sucedido que os outros, simplesmente.

investidores dicionario

Podemos citar em particular, entre os ancestrais do Bitcoin que faleceram sem se tornarem famosos:

O DigiCash , ecash ou ainda Cyber ​​​​Bucks , imaginado por David Chaum em 1983, e lançado em 1995. Este último colaborou diretamente com instituições americanas para montar uma rede confiável e legal. No entanto, a rede imaginada sendo centralizada e cara de usar, não se desenvolveu e a empresa faliu.

CyberCash / CyberCoin , imaginado em 1994 e lançado pouco tempo depois. Ainda outro sistema centralizado, presumivelmente sofria de problemas de segurança e do bug do ano 2000, que resultou em grandes perdas financeiras devido a um fenômeno de gasto duplo . A empresa fechou suas portas em 2001 após esses eventos.

Os cartões NetCheque , Danmont ou o sistema Mondex , entre outros, serviriam como moeda, não universal, mas eletrônica. Todos eles desapareceram com a adaptação dos bancos ao mundo da Internet, que rapidamente deixou de precisar desses intermediários.