Técnicas para facilitar as transições

Depois de definir o que você acha que pode estar por trás da resistência de seu filho às transições, você pode começar a pensar no que acha que pode ajudar. (Observação: se você acha que seu filho pode ter um transtorno de saúde mental não diagnosticado, é importante levar suas preocupações a um médico.)

avaliação de perfil comportamental

Aqui estão algumas técnicas que você pode querer experimentar:

Pré-visualização e contagem regressiva: Todas as manhãs, descreva como será o dia. Antes de cada transição, dê um cronograma e uma descrição do que acontecerá junto com a contagem regressiva (em 20 minutos, depois em 10 e depois em 5 será hora de terminar o café da manhã e ir para a escola). Isso ajuda as pessoas a se prepararem emocionalmente.

Chame a atenção deles: Para pessoas que lutam para regular sua atenção, faça um esforço especial para captá-la. Faça contato visual, sente-se ao lado deles, coloque a mão em seus ombros ou peça-lhes que repitam o que você disse. Isso os torna mais propensos a seguir em frente.

Use música: as músicas podem ajudar as pessoas (principalmente as pessoas pequenas) a facilitar as transições. A música “limpar” é um exemplo popular disso, mas há muitas músicas que podem ser encontradas ou inventadas para se adequar a uma variedade de situações, desde amarrar sapatos até escovar os dentes.