Construindo uma lista de e-mails

Agora, chegou o momento de falar sobre um dos assuntos mais importantes do marketing digital: a lista de e-mails. Se você acompanha meu blog, já deve saber que comprar listas de endereços eletrônicos é uma verdadeira furada para sua estratégia. E de que forma você pode fazer isso? Ora, definindo conteúdos incríveis para cativar o interesse dos consumidores pela sua marca. E existem vários tipos e-mails que você pode utilizar para atingir esse objetivo. Continue a leitura para entender.

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Tipos de e-mail – É fundamental manter um relacionamento com os clientes mesmo depois que eles já finalizaram uma compra. Por isso, é importante conhecer que tipos de e-mails você pode enviar de acordo com seu objetivo.

  1. E-mails Informacionais – Servem para informar seu público sobre alguma coisa. Podem ser utilizados para anunciar o lançamento de um produto ou serviço, um evento ou descontos por tempo limitado, por exemplo. Geralmente, são e-mails curtos e objetivos, com a ideia já resumida no título da mensagem.
  2. E-mails de Nutrição – Funcionam “nutrindo” seu relacionamento com o usuário para que ele possa realizar uma ação futuramente. Normalmente, são pessoas que já estiveram no seu site ou blog e forneceram o endereço eletrônico, porém, não chegaram a concluir uma compra. Em outras palavras, os leads.
  3. E-mails Educacionais- Como o próprio nome sugere, são e-mails que educam. Eles são a base do marketing digital de conteúdo, uma vez que estão preocupados em solucionar dúvidas e problemas dos usuários. Por isso, é sempre importante saber o que o seu público anda buscando na internet, e entregar a ele conteúdos ricos, relevantes e úteis em primeira mão.
  4. E-mails Transacionais – E-mails transacionais são nada mais que aquelas respostas automáticas que recebemos após realizarmos alguma ação. No caso de uma compra, a mensagem pode vir com um recibo, ou em forma de agradecimento, por exemplo.